Pombos

Saiba por que é necessário o manejo de pombos

Os pombos são aves simpáticas, porém perigosas. Saiba que chegar perto dessas aves pode ser arriscado para a sua saúde. Os pombos chegaram no Brasil junto com a monarquia portuguesa e foram utilizados como pombos-correio e para competições de tiro.

As aves são consideradas pragas urbanas e adaptaram-se facilmente aos centros urbanos. Porém, a interferência humana alterou os hábitos dos animais. Eles sobrevivem em média até 4 anos nas cidades. Já em cativeiro ou vida livre no campo podem viver até 30 anos.

Não é recomendado contato com os animais pois eles transmitem doenças como Criptococose, Histoplasmose e Salmonelose. Seres humanos contraem a doença inalando microrganismos encontrados na poeira das ruas, que são poluídas com as fezes e urina dos pombos.

É importante não criar condições para a proliferação dos pombos, que são: água, alimento, abrigo e acesso.

A proliferação dos animais é rápida, cerca de 19 dias, e em tempos mais quentes e úmidos sua população pode desequilibrar o ecossistema, se não for feito o manejo de pombos.

O manejo de pombos é um serviço realizado por controladoras de pragas e vetores para eliminar as condições de fixação e desenvolvimento do animal em um determinado local. Não é permitido o extermínio de pombos, de acordo com a lei ambiental do IBAMA. Por esse motivo, peça auxílio de profissionais para acabar com o transtorno que os pombos causam.

Messenger icon
Olá! Em que podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?