Formigas

As formigas são piores do que as baratas

As formigas são insetos que parecem inofensivos aos olhos humanos. Porém, saiba que é um dos insetos que possui mais força, carregando cerca de 10 vezes seu peso. São pequenas, mas podem disseminar uma série de doenças como diarreia, disenteria, cólera, entre outras.

Isso porque transportam em seu corpo microrganismos presentes em seus locais de passagem, como bueiros, frestas, buracos, ruas, galerias de esgoto e de água, lixeiras, animais mortos e outros locais similares. Quando você vê uma trilha de formigas, você nem imagina por onde elas passaram, nem onde podem chegar.

As formigas se comunicam entre si através de feromônios, sons e toque.

Como outros insetos, as formigas percebem cheiros com suas antenas longas, finas e móveis.

Elas fornecem informações sobre a direção e a intensidade dos aromas. Através do feromônio, elas deixam trilhas que podem ser seguidas por outras formigas, pois forrageiam em grupo.

Quando a fonte de alimento está esgotado, nenhuma trilha nova é marcada pelas formigas que retornaram e o aroma se dissipa lentamente. Esse comportamento ajuda-as a lidar com mudanças em seu ambiente.

Algumas espécies de formigas são consideradas pragas urbanas, principalmente aquelas que invadem habitações humanas, onde sua presença é problemática por conta da disseminação de doenças.

Messenger icon
Olá! Em que podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?