Escorpiões

Escorpiões são os aracnídeos mais temidos pelos humanos

Quem deseja se confrontar com um escorpião, afinal? O animal é pequeno, porém algumas espécies possuem venenos perigosos para a saúde humana, principalmente para pessoas sensíveis como crianças e idosos, por exemplo. Possuem um ferrão com uma glândula de veneno que assusta.

Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram, inclusive, para centros urbanos. Com isso eles invadem residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento.

São considerados pragas urbanas e seu controle deve ser realizado para evitar aumento indiscriminado de indivíduos.

Os escorpiões encontram-se distribuídos em todas as regiões brasileiras e nos mais diversos ecossistemas.

Porém, o aumento de sua população acontece nos períodos mais quente e chuvosos como na primavera e no verão.
As principais espécies existentes no Brasil são: Tityus serrulatusTityus stigmurus e Tityus bahiensis.

Ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.

Para que não ocorram acidentes é primordial ficar atento e ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões com uma empresa especializada. Não tente combater o animal sozinho e nem utilize inseticidas que vão causar intoxicação e não vão resolver o problema.

Messenger icon
Olá! Em que podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?